Jogo com palavras

O círculo comunitário inicial foi dominado pela curiosidade natural devido à presença de uma nova estagiária, Míša. As apresentações mútuas, acompanhadas de muitas perguntas curiosas, revelaram-se um excelente exercício oral, que foi deixado seguir o seu curso. As crianças tentaram obter informações sobre a Michaela e dar informações sobre elas. E também mostrar e explicar o que fazemos de facto na escola. Contaram que, neste momento, nos ocupamos com os livros, que cada sábado lemos uma parte de uma história muito engraçada e que um outro livro está a ser lido em forma de uma espécie de estafeta de leitura, que tentamos compreender as letras das canções, cantamos, e tentamos descobrir novas palavras nos livros.

As palavras e o seu significado acabaram por se tornar o foco do nosso encontro de sábado. Um jogo didático destinado a transmitir habilmente o significado de uma palavra sem que esta seja pronunciada captou a atenção de todos. As crianças participaram, e os adultos também. Esticámos a mão por baixo do lenço opaco, na expetativa tensa de qual seria o substantivo checo que nos proporcionaria um momento emocionante. O jogo repetiu-se até termos esgotado o nosso stock de palavras. Cada um de nós quis experimentar o trabalho das palavras mais do que uma vez. De uma palavra é apenas um passo para uma frase. Ficámos encantados quando até os que tradicionalmente falavam baixo falaram durante o jogo. Se ao menos eles falassem! Desta vez, juntámo-nos num alinhamento que nos permitiu apoiar individualmente quem precisasse. E assim, a oportunidade de nos concentrarmos no livro escolhido foi reforçada pela ajuda paciente de um leitor experiente. (Petr)